5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente discute emergência climática e transformação ecológica 43715h

Goiás / 293

O objetivo principal da conferência é a elaboração e seleção de propostas e projetos voltados ao desenvolvimento sustentável do estado de Goiás

A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente de Goiás teve prosseguimento nesta terça-feira, 11 de março, no Palácio Maguito Vilela, em Goiânia. O evento, promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), tem como tema "Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica".

O objetivo principal da conferência é a elaboração e seleção de propostas e projetos voltados ao desenvolvimento sustentável do estado de Goiás. As propostas definidas nesta etapa serão encaminhadas para a Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), contribuindo para a formulação de políticas ambientais em nível nacional.

Na programação da manhã, foram apresentadas as propostas discutidas no primeiro dia do evento, abordando cinco eixos principais: Mitigação, Adaptação e Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica, Governança e Educação Ambiental.

No período da tarde, será realizada a eleição dos delegados que representarão Goiás na etapa nacional da conferência. Segundo Natália Brito, líder de área da gerência de mudanças climáticas da Semad, a escolha dos delegados é fundamental, pois eles levarão as principais demandas do estado para o debate nacional. Ao todo, serão selecionados 35 delegados e 20 propostas que subsidiarão a Política Nacional de Mudanças Climáticas.

Caldas Novas também marca presença na conferência com seus representantes:

- Sérgio Gustavo - Secretário do Semmarh
- Jade Martin - Departamento Jurídico do Semmarh
- Mateus Felipe - Delegado de Poder Público do Município de Caldas Novas
- Rosangela Marçal - Delegada da Sociedade Civil

O evento conta ainda com a presença da Secretária Estadual de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, do Presidente da Alego, Bruno Peixoto, e do Presidente da Comissão Estadual do Meio Ambiente, Deputado Estadual Antônio Gomide.

Durante os dois dias de evento, palestras e debates serão promovidos para estimular a troca de ideias e soluções para os desafios ambientais enfrentados pelo estado.

Fonte: Agência Assembleia de Notícias
Fotos: Will Rosa/Alego