Imunização acontece no Centro Médico Especializado e atenderá todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde
Nesta sexta-feira, dia 10 de maio, o Governo de Caldas Novas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove o Dia D de Vacinação contra a Influenza, como parte da Campanha Nacional de Imunização. A mobilização acontece no Centro Médico Especializado, que estará com atendimento estendido das 8h às 15h, sem interrupção para o almoço.
A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e proteger os públicos mais vulneráveis às complicações da gripe. Poderão se vacinar os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que incluem:
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde;
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Trabalhadores da educação;
- Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (urbano e de longo curso);
- Profissionais das Forças Armadas, Forças de Segurança e de Salvamento;
- População em situação de rua;
- Trabalhadores dos Correios;
- Funcionários e pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais;
- Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
A Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da vacinação como medida preventiva e convida a população elegível a comparecer com documento pessoal, cartão de vacinação e, quando necessário, laudos que comprovem a condição de prioridade.
“Nosso objetivo é garantir o o à vacina e reduzir casos graves da gripe, principalmente entre os grupos com maior risco de complicações. A população deve aproveitar essa oportunidade”, reforça a coordenação de imunização do município.
A campanha é parte de um esforço nacional para reduzir a incidência de internações e mortes causadas pelo vírus influenza, especialmente durante o outono e inverno.
Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Caldas Novas
Foto: Reprodução/Secom/Freepik